Dicas importantes a serem observadas na hora do passeio:
- Fique por dentro dos cuidados de higiene necessários antes de caminhar com seu cachorro. Pequenos cuidados durante o passeio com o animal evitam problemas. Mais do que questão de boa vizinhança, recolher as fezes que seu cachorro faz na calçada, na rua ou no gramado durante o passeio é uma questão de saúde.
“Cuidados de higiene simples durante a caminhada com o mascote são fundamentais para evitar doenças que possam acometer animais e humanos”, explica a veterinária Maria Lúcia Gomes Lourenço, médica veterinária da Unesp – Botucatu.
- Fezes depositadas na rua podem veicular uma série de doenças, principalmente parasitoses intestinais e infecções por bactérias.
- Quando chove, ou o local é irrigado, as fezes se dissolvem e podem contaminar o solo com os ovos do parasita.
- Saco plástico: A melhor maneira para evitar contaminação é ter em mãos sempre um saco ou uma sacolinha de plástico. Quando o cachorro terminar de fazer suas necessidades, deve-se envolver essa sacola em uma das mãos, fazendo uma luva, para pegar o cocô.
- Depois, é só fechar a sacola com a sujeira dentro. E depositá-la em um lixo próximo. Desta forma, não há nenhum contato das fezes com a mão da pessoa.
- Neste caso, é importante dar vermífugo ao pet o quanto antes. Hábito ancestral dos caninos, a prática de rolar em uma carniça também pode ocorrer durante a caminhada. Merece igual atenção, afirma Maria Lúcia. Em se tratando de carne apodrecida, há risco de doenças como o botulismo.Por isso, além de lavar o animal assim que possível, seu dono terá de ficar atento para a ocorrência de mudanças estranhas.
- Pés descalços: É prudente limpar as patas dos animais após um passeio, já que as ruas e as calçadas são depósitos de poeira, poluição e germes. Mas as especialistas concordam em uma coisa: sapatos e meias são desnecessários.O principal problema, aqui, é o contato da pele com água contaminada pelo agente da leptospirose. Para evitar o contágio, o melhor a fazer é vacinar o animal antes de sair com ele por aí.
- Pragas: Em fazendas, chácaras, parques e praças, evite deixar seu cachorro próximo de gravetos, arbustos e gramados, alerta Márcia.
- Vegetações rasteiras são ambientes apreciados por carrapatos, que podem transmitir doenças graves em cães.
- A ação, aqui, é preventiva: passe sempre produtos antipulgas e carrapatos no animal de estimação para que ele esteja constantemente protegido. Além disso, vale a pena lavá-lo a cada 15 dias.
Fonte: www.simnews.com.br
Equipe A.A.
Um comentário:
Minha cachorra saiu sozinha um dia e nunca mais voltou =/
Postar um comentário