terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dica de Livro




O Chamado da Floresta
            Em “O chamado da Floresta”, Jack London com síntese e força de comunicação nos conta a história de um cão chamado Buck, mestiço de collie com são-bernardo que é arrancado das mordomias do lar onde vivia e banido para o frio inóspito e selvagem do Alasca. Enfrenta os cães rivais, homens truculentos, cansaço, fome, sede e solidão. Em narrativa enxuta, sem exageros nos detalhes e sem rodeios intelectuais London cria uma atmosfera de ação do início ao fim do livro. O autor ainda nos mostra a narrativa através do olhar de Buck transformando-o em cão-narrador conferindo um ângulo inusitado como forma de se contar uma história.
            O “Chamado da Floresta” é apenas um dos muitos títulos que recebeu nas edições brasileiras, já foi publicado como “Chamado Selvagem”, “As Vozes da Floresta” e “Apelo da Selva”.



Caninos Brancos
            Também conhecido pela adaptação cinematográfica o livro de Jack London, “Caninos Brancos” foi considerado uma espécie de continuação de “O Chamado da Floresta”. Se neste um animal civilizado ia viver as agruras na vida selvagem, em “Caninos Brancos” ocorre o oposto, o lobo protagonista faz o trajeto inverso, nasce na floresta e vai aos poucos aprendendo a conviver com os homens da cidade.
            Escrito apenas dois anos após a história de Buck em 1905. “Caninos Brancos” demonstra uma evolução na literatura de London demonstrada na narrativa que se apresenta mais densa e complexa, o autor não traz ação ininterrupta, mas sem perder o interesse, compõe os lobos da história mais humanizados tornando-os personagens mais consistentes. O livro apresenta já no começo um momento de suspense que pode ser classificado como uma obra-prima da narração, é quando dois homens precisam carregar um caixão e são atacados por um bando de lobos.

pmanoel, membro do A.A.

Nenhum comentário: